🌈Como podemos ensinar as cores às crianças ? 🎨
A aprendizagem das cores tal como todas as aprendizagens são uma sequência de ligações que se concretizam e que o nosso cérebro realiza e que, no final, culminam na aquisição de um novo conhecimento! Então como podemos estimular este novo conhecimento? Que relações devemos estabelecer?🤷♀️
Seguem aqui os três passos principais para se trabalhar e estimular a aprendizagem das cores com os mais pequeninos, a partir dos 2 primeiros anos de vida:
🔹1. Agrupar por igual: É importante que a criança aprenda que todas as cores são diferentes. Então, começando com uma ou duas cores podemos ajudar a criança a agrupar brinquedos/cartões de cor igual. Neste ponto é importante que no reforço perante o sucesso da criança se apresente a criança ao nome da cor. Por exemplo: Uau, os legos azuis. Desta forma, a criança começa a familiarizar-se com o nome daquele estímulo visual que tem na sua frente. Conform for agrupando as cores por igual, aumentamos o número de cores a serem trabalhadas ao mesmo tempo.
🔹2. Identificar o nome da cor: Agora que a criança já entende que as cores são diferentes, é importante consolidarmos os nomes das cores. Sejam pedindo à criança para ir buscar a colher vermelha seja para apontar a plasticina da cor verde enquando brincam com as plasticinas. Esta associação nome – cor, é importante.
🔹3. Naturalmente, agora que diferencia e identifica os nomes das cores, muito provavelmente a criança irá então começar a ser a própria a ditar o nome da cor apontando para a bola e dizendo: a bola amarela! Ficam aqui as dicas para todas as famílias que estão na fase de trabalhar esta aprendizagem com as suas crianças!
✍️P.s. A criança não aprenderá todas as cores de uma vez. Até aos 4 anos a criança vai aumentando a sua noção das cores. E aprendizagem deve ser estimulada também nas simples atividades e rotinas do dia a dia, até usando brinquedos e objetos do interesse da criança.
#MaisQEspecial