Porque….✨Mais do que ‘O que fazer’, saiba ‘Porquê’ e ‘Como’!

Este é capaz de ser o período que considero o mais giro (se é que é possível escolher!) e em que as crianças mostram o seu lado mais genuíno. É até esta fase que as crianças estão livres de preconceitos, de crenças que lhes limitam ou condicionam a sua autoestima, autoconfiança e amor próprio e cheias de soluções e lógicas bem práticas! Até estas idades, como costumo dizer, as crianças deixam-nos mesmo sentir magia de novo..e isto é precioso para mim! 

👶Dos 2 aos 3 anos, encontramos imensas birrinhas porque a criança entra na fase de necessitar de ajuda para conseguir expressar e alcançar o que quer, afastar o que não quer e conformar-se com o que não pode ter, necessitando de muita empatia, segurança e afeto pois o seu cérebro emocional está em ação (faço post noutro dia sobre este tema maravilhos!).
Durante este período é importante que a criança aprenda a correr com facilidade, explore o triciclo, incline-se para a frente sem cair, construa torres até 6 cubinhos, desenhe traços verticais, horizontais e circulares, construa frases entre 4 a 5 palavrinhas, perceba o conceito de 2 (não é cantar até 2, mas sim perceber a quantidade 2), identifique objetos por ações, construa puzzles entre 3 a 4 peças, identifique-se como uma pessoa única (ex: identificar-se no espelho, usar pronomes “eu”, “tu”, “meu”, “teu”, etc), espere pela sua vez, identifique e imite emoções.
✨Atividades: Andar de triciclo, jogar à bola, puzzles até 4 peças, desenho com lápis, tintas, giz, brincar às escondidas, fantoches, emoções no espelho, caixa do reconhecimento (identificar objetos dentro de uma caixa sem os ver/só tocando), ouvir pequenas histórias, rasgar, amassar papel, recortar livremente e com supervisão total!

👧Dos 3 aos 4 anos, as crianças adoram receber desafios e entram também num mundo dos monstrinhos, princesas, piratas, dinossauros. Deverão conhecer as cores principais, realizar contagens, conseguir lembrar partes de uma história, ter noção do tempo, desenhar o corpo humano com 2 a 3 partes do corpo, reconhecer o seu nome escrito, desenhar quadrados, equilibrar-se com um só pé, andar para a frente e para trás com facilidade!
✨Atividades: jogo da estátua, apanhada, construções, faz-de-conta, atividades grafomotoras, teatros, dominós de figuras, desenho do corpo humano ou construção com objetos, plasticinas e colagens!


#MaisQEspecial

About the author

Psicomotricista, apaixonada por conhecer e partilhar. Autora do blog 'Mais q'Especial'.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.