“Do que se fala em…Desenvolvimento Psicomotor?” Este é o tema Mais Q’ Especial da semana!
Quando falamos em Desenvolvimento Psicomotor da criança falamos de um processo contínuo e evolutivo da motricidade, da cognição (que para além da atenção, memória, perceção, raciocinio, criatividade inclui a linguagem escrita e verbal), da comunicação, da emoção, da relação consigo, com os outros e com o ambiente e do próprio processo de aprendizagem em que a criança adquire novos conhecimentos, habilidades, princípios e mudanças de comportamento que culminam num salto no seu desenvolvimento.
Não podemos pensar em desenvolvimento da criança sem nos relembrarmos da relação que todas estas áreas do desenvolvimento psicomotor têm entre si. Tantas são as interligações que poderia fazer e deixar-vos como exemplo para que com mais naturalidade percebam e vejam aquilo que aqui vos digo. Deixo apenas algumas…:
– a criança feliz (emoção), que salta e pula (motricidade) bem na direção (cognição) dos seus pais quando os vê à porta da escola;
– a criança que se esforça e dedica (emoção) a escrever entre as linhas do seu caderno tendo em atenção o espaço que tem (cognição) e o seu movimento mais preciso (motricidade), porque vê todos os seus amiguinho também a fazê-lo (relação com os outros);
– a criança que chora (emoção) e atira o seu brinquedo (motricidade) quando a contrariam (comunicação);
– a criança que agora procura o brinquedo (motricidade e aprendizagem) quando o escondemos debaixo de um cobertor mesmo debaixo do seu nariz (cognição).
Giro pensar desta forma sobre o desenvolvimento da criança não é?
Esta noção dá-nos imenso poder para quando estamos perante uma nova aprendizagem, fase de desenvolvimento ou dificuldade, sabermos olhar todas as áreas e perceber de que forma estão a condicionar-se umas às outras!
#MaisQEspecial