Eu não sei Brincar!

Quantos de nós, adultos (pais, terapeutas, tios/as,etc), não sabemos como brincar com a criança? Quantos de nós, nem se sente bem a ter de brincar? Quantos de nós, temos até a ideia errada do que é brincar e brinca contrariado!? Todas estas questões são o verdadeiro reflexo da nossa realidade.

Nem todos nascemos com aptidão para brincar e interagir com crianças, nem todos temos a mesma motivação para isso ou a criatividade! E sabes que mais: está tudo bem!

Para te ajudar a ver o brincar de outra forma caso decidas que é algo em que queres dar mais de ti, deixo-te aqui umas dicas:

? Brincar não é só sentar e brincar às casinhas ou às corridas de carros: Brincar é uma atividade natural, espontânea em que todos os participantes se devem sentir bem. Logo brincar pode ser andar pela casa a pregar partidas, cócegas, pode ser construir uma tenda com lençois e almofadas na sala e pode ser cantar até! Com isto quero dizer que não precisas brincar ao lado da criança, só ao que ela gosta, mas podes aproveitar a vossa própria rotina e os recursos da vossa casa para o fazer! Brincar de algo que tu também gostas é muito melhor do que brincar com a criança só por obrigação! E acredita que ao mostrares o tipo de brincadeiras que gostas mais, a criança vai aprender a perceber em que tipo de brincadeiras pode contar mais contigo porque vai sentir o teu entusiasmo!

? Não entres na brincadeira da criança, dando palpites ou sugestões! A brincadeira é dela, é a oportunidade da criança de traduzir em ações a forma como está a ver o mundo, aquilo que está a sentir e aquilo que está a precisar seja pelo faz de conta, seja pelo desenho ou pela construção de legos. E nas situações em que a criança demonstra não estar a conseguir algo relembra-lhe que se precisar de ajuda, estás ali. Assim, mostra que acreditas que pode superar o desafio e que, simultaneamente, pode sempre contar contigo se assim o decidir fazer.

? Quando a criança estiver a brincar, vai descrevendo em frases curtas a brincadeira que ela está a fazer: ‘Que torre alta’ – tem conceitos/noções aqui a serem trabalhados: 1 – torre; 2- alta.

? A Mais Importante: Quando disseres que vais brincar, está presente. Guarda o telemóvel, desliga a televisão, arruma o teu livro. Fica verdadeiramente a brincar, nem que combines com a criança e digas ‘ Vou brincar contigo até x jogadas/x horas/ x construções’. E cumpre o que prometeste. Lembra-te que és modelo para a sua forma de estar na vida, até pelo brincar! <3

#MaisQEspecial

About the author

Psicomotricista, apaixonada por conhecer e partilhar. Autora do blog 'Mais q'Especial'.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.