‘Como ajudar o meu filho nas suas aulas online?’, ‘Ele não pára durante as aulas online! Ele não consegue! Que faço?’…
Tantas perguntas como estas e a resposta? Não há uma resposta. Há sim A resposta da vossa família.
Cada criança tem diferentes tempos de atenção, ritmos de aprendizagem diferentes, umas adoram as tecnologias, outras precisam vivamente da proximidade física com as pessoas, da partilha de espaço físico…e isso faz com cada família tenha de descobrir como concretizar com sucesso este momento do dia!
Há, no entanto, vários ingredientes que gostava de partilhar para alcançarem a vossa própria resposta:
1. Lembrar que o nível de exigência não se aplica só a ti, mas ao teu filho/a principalmente, pelo que aceita que ele/a terá a sua própria forma de estar na situação e que até ele/a está a procura de adaptar-se às novas exigências e circunstâncias. Dá-lhe tempo para se adaptar, dá-lhe espaço, dá-lhe autonomia para isso.
2. Se sentes que tens de estar presente, está presente sem deixares de trabalhar a sua autonomia e de lhe mostrar que confias que é capaz de estar nas suas próprias tarefas e de as gerir sozinho/a. Senta-se ao lado ou em frente (no caso das crianças que procuram refugiar-se no colo dos seus papás e mamãs), foca-te numa tarefa tua enquanto mostras que estás ali perto. Sejam colegas de secretária!
3. Façam o vosso calendário diário, lista de tarefas e atividades do dia (não inventem mais 1928 coisas), assinem um contrato de colaboração de respeito às novas regras e rotinas, construam o vosso espaço de estudo/trabalho em conjunto.
4. Lembra-te que os tempos de atenção são únicos para todos nós. Sendo assim não te surpreendas que entretanto o teu filho/a esteja a olhar para a janela, a rabiscar a sua folha ou feito pulga saltitona em cima da cadeira (uma forma inconsciente muitas vezes de conseguir manter a atenção, giro não?). Chama-lhe a atenção não com ataques de “porque és sempre a mesma coisa”, “porque estás desatento” e ajuda sim a refocar a sua atenção apontando apenas para o ecrã, trocando a cadeira por uma bola de pilates por x tempo, dando-lhe um toque carinhoso na sua perna, fazendo uma simples careta de entusiasmo pelo trabalho que está a fazer, combinando códigos,…
5. Não te culpabilizes por detestares ter de estar a acompanhar, mesmo que à distância, a aula online ou a acompanhar mais 2983 trabalhos. É o que é, não tens de ser um super herói ou o Sr/Sra. Sempre Contente (personagem do Noddy). As crianças sentem este peso e procuram compensar-nos por isso. Por isso, liberta-te da culpa.
6. Muitos abraços, beijinhos, cócegas, guerras de almofadas, corridas, brincar às escondidas, à apanhada ou ao jogo da estátua…atividades sensóriomotoras que vos irão ajudar a libertar todo o stress e pressão que sentem seja ou depois da vossa aula!