Aiii que delícia! O Natal está cada vez mais perto e eu mal posso esperar!
Adoro o Natal e acho que um dos motivos pelo qual o adoro relaciona-se com as boas recordações que trago de criança: a noite de natal em que os meus tios levavam o jantar todo a bater à janela ou nas portas para nos convencer de que o Pai Natal andava a voar sobre a nossa casa (hoje em dia, quando fazem isso confesso que volto a sentir a mesma alegria e ansiedade – uma pessoa cresce, mas tem sempre o espírito de criança dentro de si), em que todos os primos e primas andavam juntos pela casa à procura das prendas às escondidas dos adultos, em que a nossa tia mais nova fazia a sua melhor representação de Pai Natal com barbas e tudo, em que todos os netinhos e netinhas cantavam ou recitavam um poema do meu querido avô…tantas recordações boas, e as melhores são as que refletem as relações com as minhas queridas pessoas, com a minha família. Para mim, eles são o meu melhor Pai Natal.
Mas confissões partilhadas, vamos lá ao tema do artigo da semana.
Sim, a família, a união, o amor são as melhores peças do natal – sem dúvida – mas, na nossa realidade, sabemos que as prendas fazem parte desta época e, principalmente, para os mais pequeninos. E, como algo que faz parte do Natal de muitas famílias, por mais controvérsia que exista sobre este assunto, decidi dar algumas sugestões de prendas sim, mas daquelas que promovem o desenvolvimento da criança e que fortalecem a dinâmica e união familiar!
Prendinhas e Prenditas
Ora vejam que sugestões vos trago:
- Crianças dos 0 aos 3 anos – Chupetas, mordedores divertidos para os dentes, tapetes de atividades, livros de tecido que tenham diferentes texturas ou emitam diferentes sons, jogos de peças de encaixe, andadores, peluches fofinhos e de pêlo curto, puzzles ou quebra-cabeças com 2 a 12 peças em que as peças já têm um desenho, formato ou cor que ajude a criança a associar as mesmas. Como Livros sugiro: “Toca e Sente do Bebé: Hora de Brincar” da textos Editores, “A Grande Birra do Quico” da coleção “Quico”, Os livros da coleção “Os trapinhos”.
- Crianças dos 3 aos 5 anos – Jogos de construção como legos, puzzles ou quebra-cabeças até 50 peças maiores e com mais detalhes nas imagens, bolas, blocos de rabiscar, colorir ou desenhar, dominós, malas de histórias, jogos de formar pares, quadros magnéticos, cenários como casinhas de bonecas, cozinhas, supermercados, jogos para aprender a contar. Como Livros sugiro: os livros da coleção Orfeu Negro como o “O dia em que os lápis desistiram”, “O monstro das cores” de Anna Llenas, os livros de Susana Amorim como “Nuvens na Cabeça” e o livro “Perto”.
- Crianças dos 5 aos 9 anos – jogos de mesa/tabuleiro como as damas ou o meu preferido o Dobble, cartas, letras e números magnéticos, puzzles ou quebra-cabeças entre 100 a 200 peças menores e cada vez mais com menos detalhe ou associação de cor entre peças, tangram magnético, jogos de construir palavras, o Quem é Quem, o Pictionary. Como Livros sugiro: Obras completas de Luísa DaCosta para a Infância como “O elefante cor-de-rosa” ou o “Sonhos na palma da mão”, os livros de Alexandre honrado como “Quem Conta um Conto” ou “Todos por um risquinho”.
Bem, com todas estas sugestões das duas-uma: ou estão já orientados e com várias luzes acessas sobre as últimas prendas que não sabiam como iriam escolher ou então, já não sabem quais as que comprar ! 🤣 (pelo menos, assim espero eu!). No fundo, não se esqueçam é das prendas mais importante que temos sempre: a família e o amor pelo próximo!
P.s. Não sugeri as prendas de acordo com marcas porque tenho a certeza que poderão encontrar as mesmas seja no Continente, na Imaginarium, na ErekaKids, entre tantos outros sítios!
Espero que tenham ficado com muitas “luzinhas” de natal.
Blog Mais Q’ Especial