Sempre que falo em psicomotricidade e digo qual a minha profissão o olhar e cara de quem está à minha frente expressa a sua surpresa. Logo de seguida, perguntam-me sempre coisas como:
– “Ahh isso é da fisioterapia?”; “Ahh isso é com os músculos?”; “Consegues tratar a minha anca?”; “Tenho um problema num braço, isto dói-me tudo. Consegues fazer uma massagem?”
Por mais divertido que sejam estas questões e as caras de espanto das pessoas, gostava muito de vos explicar o que é a psicomotricidade e o que fazem os “psicomotricistas”.
Psicomotricidade?… Psi-co-mo-tri-ci-dade.
Sim, é uma palavra diferente e que deixa muita gente a questionar se somos outro tipo de terapeutas como fisioterapeutas, psicólogos ou até nutricionistas. No fundo já me chamaram de tudo: ‘psico-nutricista’, ‘psicomotristas’, ‘psicomotorista’ (como se tratasse de carros), todo um conjunto hilariante de nomes =D …Mas não, somos os chamados Técnicos de Reabilitação Psicomotora ou Psicomotricistas. Acreditamos que toda a nossa cognição e emoção se reflete no nosso corpo, pela forma como este se move e se expressa. Por isso mesmo, utilizamos o corpo para intervir a nível motor, cognitivo, emocional e social contribuindo assim para desenvolvimento do indivíduo ou a manutenção das suas capacidades.
Traduzindo por miúdos: sou a terapeuta que com jogos e atividades desafiantes e divertidas trabalha, entre muitas outras coisas: a dificuldade em andar, saltar, equilibrar-se, manipular objetos, relembrar-se de tarefas, manter a atenção numa atividade, expressar-se verbalmente, adquirir novas aprendizagens, relacionar-se com os outros de forma adequada, manter contato ocular, ter auto-confiança…Giro não é? =)
Para quem e como?
Esta é uma terapia dirigida a recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos (também conhecidos no nosso meio como ‘gerontes’), utilizando diversas metodologias de intervenção, entre as quais: Técnicas de Relaxamento e de Consciência Corporal; Terapias Expressivas; Atividades Lúdicas; Atividades de Recreação Terapêutica; Atividade Motora Adaptada; Atividades de Consciencialização Motora.
Dirigida a que problemáticas?
De uma forma geral, a nossa intervenção incide sobre o desenvolvimento psicomotor, a regulação do tónus muscular, movimentos e posturas atípicas, coordenação motora, equilíbrio, orientação espácio-temporal, esquema e imagem corporal, motricidade grossa e fina, integração sensorial, autorregulação comportamental (inibição, desinibição, instabilidade), processos de atenção e concentração, memória, auto-estima e auto-imagem, gestão das emoções e comunicação verbal e não-verbal.
Traduzindo novamente por miúdos: Através de jogos como brincar às escondidas, saltar de arco-em arco, andar pé-ante-pé em cima de uma linha, jogar à bola, brincar às casinhas, completar puzzles, desenhar, fazer pulseiras, construir torres trabalhamos competências como a concentração, a memória, a capacidade de raciocínio, aprendizagens académicas (letras, números, cores, entre outras), a capacidade em seguir regras, saber esperar, o auto-estima, a expressão de emoções, a criatividade, entre outras. Mais percetível assim? =)
Pelo jogo, da atividade motora, da relaxação, da intervenção quer em contexto natural da criança quer em sala terapêutica ou meio aquático procuramos contribuir para a aquisição e promoção de competências, que permitam ao indivíduo uma maior autonomia e adaptação aos vários contextos.
Um mundo diferente todos os dias
É uma palavra diferente e talvez complexa. Temos um nome estranho, metodologias com nomes que talvez vos deixem a questionar mas a PSICOMOTRICIDADE é isso mesmo: um mundo que todos os dias se torna diferente e complexo, em que se aprende com as diferenças e as questões de quem rodeamos, em que todos os dias damos e recebemos algo genuíno!! Bem-vindos ao mundo da PSICOMOTRICIDADE, o mundo da brincadeira e da diversão para quem acompanhamos!
Olá o meu sonho é ser psicomotricista e tinha algumas dúvidas sobre o cusro.
Ajudou bastante mas queria saber mais !
Olá Débora, poderá entrar em contato pelas redes sociais (instagram e facebook @beatrizpereirapsicomotricista) ou por email para betriz@beatrizpereira.com .
Sucesso! 🙂