Com ou sem necessidades especiais, como posso ajudar a criança a aprender a identificar as vogais? ou o alfabeto? ou até mesmo, a escrever o seu nome?
Fica aqui uma dica simples, prática e que pode ser mesmo divertida para a família!
Vou dar o exemplo com a palavra “alfabeto” que está na imagem: a criança poderá começar por perceber o encadeamento e sequência das letras do fim para o início! Como? Pois bem, simulando que estou a trabalhar a última letra da palavra “alfabeto”:
1. Coloco todas as letras em ordem e identifico em voz alta as letras, com maior enfâse sobre a letra a ser trabalhada – neste caso o “O”;
2. Retiro a última letra e coloco-a junto com outras letras diversas. Atenção que inicialmente devem misturar com poucas letras e ao longo do sucesso da criança, podem colocar junto de mais letras para aumentar a exigência da atividade;
3. Peço à criança, que vá buscar a última letra que falta na palavra;
4. Inicialmente, podemos dar uma breve ajudinha a criança e conforme vai sendo mais independente vamos reforçando cada vez mais o seu sucesso!
5. Ao longo do sucesso, vou retirando cada vez mais letras, devendo a criança chegar a um ponto em que terá de procurar todas as letras de forma independente!
Divirtam-se com as crianças e permitem-lhes serem independentes e ter gosto pelas letras e palavras! Tornem isto um jogo divertido!
Blog Mais Q’ Especial