Espelho meu, Espelho meu haverá família mais perfeita que a minha?

Vivemos num mundo de comparação constante, pelo melhor e pelo pior, de ânsia pelo melhor do melhor…até no que diz respeito à nossa família. Todos queremos que seja a mais bela e a melhor. Sejamos sinceros: quanto tempo já acabamos por perder com a nossa família ao idealizarmos uma perfeita? Valeu a pena?

Espelho meu, Espelho meu

Será que se nos colocássemos frente ao Espelho Mágico da Branca de Neve, ele nos diria que existe a família perfeita? Uma família mais bela do que a nossa, por mais bela que a nossa já nos pareça? Eu acho que nem ele nos conseguiria dar essa resposta…

Acredito sim em “famílias verdadeiras” e isso não espelha de todo perfeição. Porque são feitas de crianças e adultos que são, acima de tudo, Pessoas que concretizam, falham e recomeçam, juntas.

Nas famílias verdadeiras existem sim pessoas que dão o seu melhor, em vários momentos, às pessoas grandes e pequenas que formam a sua família. Mas o que dão, nem sempre será o que todos precisam. Repito, são pessoas.

Como pessoas – seres humanos que são – irão ter dias em que serão as melhores e mais dedicadas pessoas do mundo mas terão dias em que, por mais que queiram, não estão tão disponíveis, amáveis, com a mesma paciência ou a mesma força e irá parecer que estão a falhar.

Sabem o que fará essa mesma pessoa retomar as forças? A família verdadeira, não a perfeita. Porque, por ser verdadeira, irá abraçar, cuidar e respeitar a mesma pessoa, esteja ela no seu melhor ou não.

Porque a “família verdadeira” baseia-se não só no amor, mas no respeito que gera o amor. E este respeito espelha o cuidado, a atenção, o tempo, a paciência, a segurança de que mesmo numa fase menos boa – porque todas as famílias as passam – todos sabem que são amados. Espelha a aceitação de que não se espera perfeição e sim a verdade de cada um. É este respeito que gera o amor e a ligação que nos faz querer regressar sempre à nossa “família verdadeira”.

Anseiem pela família verdadeira em vez da família perfeita. É, sem dúvida, mais possível de construir dia após dia!

Feliz Dia da Família

Blog Mais q’ Especial

About the author

Psicomotricista, apaixonada por conhecer e partilhar. Autora do blog 'Mais q'Especial'.

Leave a Reply

Beatriz Pereira

Psicomotricista, apaixonada por conhecer e partilhar. Autora do blog ‘Mais q’Especial’.

Subscreve a minha newsletter!

Segue-me no facebook!

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar