Motricidade Grossa/Praxia Global – Sexto Fator Psicomotor

Já ficaram a conhecer um pouco sobre os primeiros cinco factores psicomotores: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo e estruturação espácio-temporal. Também já sabem que todos estes factores (e mais dois que vos falarei de seguida) influenciam-se mutuamente ao longo do desenvolvimento infantil. 

Hoje, venho falar do fator psicomotor: Motricidade Grossa também conhecido como Praxia Global. 

A Motricidade Grossa traduz-se na nossa capacidade para realizar movimentos de forma voluntária e consciente, de forma a atingirmos os nossos objetivos. 
Imaginem o que seria querermos ir buscar uma bela fatia de chocolate em cima da mesa da cozinha, e não conseguirmos aplicar este pensamento no movimento de nos levantarmos do sofá, darmos passos (ou correr 😂), organizarmo-nos no nosso movimento para não irmos contra as paredes ou móveis, abrir a gaveta para tirar a faca, agarrar na faca, movimentarmos corretamente as nossas mãos, coordenando-as com o nosso olhar para cortar a fatia…enfim, tudo o que envolve ir atrás da nossa fatia de bolo de chocolate! 

É esta nossa capacidade para passar do pensamento ao movimento mais global, voluntário e que implica conjugar várias partes do nosso corpo que chamamos de motricidade grossa ou praxia global. Ex: andar, correr, saltar, agarrar caixotes, andar de escorrega, entre outros. 

Este factor psicomotor começa a aperfeiçoar-se por volta dos 5 anos. No entanto, há alguns sinais de alarme que nos poderão indicar que é necessário promover a estimulação deste factor psicomotor: 
✔️ Cai ou desequilibra-se muitas vezes. 
✔️ Movimenta-se de forma “desajeitada” ou “descoordenada”.
✔️Deixa cair muitos objetos ao longo do dia-a-dia.
✔️ Ainda não consegue saltar. 
✔️ Tem dificuldades em adequar o movimento à ação que precisa de concretizar. 
✔️ Ainda não consegue realizar ações motoras associadas à sua alimentação e higiene. Exemplo: escovar dentes, lavar mãos, agarrar prato e talheres, usar o guardanapo. 
✔️Evita atividades ou tarefas que exijam destreza motora.

Como podem ver, alguns sinais de alerta para este fator psicomotor estão relacionados com dificuldades nos factores psicomotores que já partilhei convosco anteriormente como dificuldades a nível do equilíbrio, dificuldades na noção de corpo, tónus hiper ou hipotónico, entre outras. 
No desenvolvimento tudo está ligado…a tudo! 

Blog Mais Q’ Especial

About the author

Psicomotricista, apaixonada por conhecer e partilhar. Autora do blog 'Mais q'Especial'.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.