Quando ajudar se torna num obstáculo ao desenvolvimento da criança.

Começo a semana com esta frase da maravilhosa da Maria Montessori.

“Qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo ao desenvolvimento.”

Uma verdade que, tantas vezes, acontece até por um sentimento de segurança do próprio adulto e de proteção para com a criança..por amor. Outras vezes, não pelas razões mais bonitas.

Quantos de nós, adultos, não fazemos pelas crianças porque é mais rápido? Porque achamos que elas terão o seu tempo para aprender a fazer? Porque sentimos que ainda não vão saber fazer (e depois acabam até por nos dar a lição do que sabem) ? 
No meio de tudo isto, esquecemo-nos de pensar na perspetiva de futuro, na confiança sobre a nossa própria educação, na nossa criança, no contributo que estaremos a dar para que, aos poucos, vá aprendendo a “voar” sozinha. E quão belo é, quando as nossas crianças voam alto, por si e por saberem para onde querem voar? ❤ 

Assim, lembrem-se disto na vossa caminhada na educação e no desenvolvimento das vossas crianças: 
🔸Estejam lado a lado da criança nas suas aprendizagens; 
🔸As aprendizagens dão-se ao tempo da criança, não ao tempo do adulto; 
🔸Toda a aprendizagem implica mais do que aptidão. Estimulem a segurança na vossa relação, a confiança e a auto-estima da criança neste processo. Algo que só se alcança, se a criança experienciar, errar e tiver oportunidade de repetir. 
🔸Quando quiserem fazer pela criança, pensem: será que quero ajudar ou acelerar? ajudar ou facilitar? ajudar ou resolver por? 

Blog Mais Q’ Especial

About the author

Psicomotricista, apaixonada por conhecer e partilhar. Autora do blog 'Mais q'Especial'.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.