A pergunta que muitas famílias fazem nesta altura do ano, antes de decidir se vão ou não inscrever o seu filho no 1º Ciclo. Estará preparado? Será capaz? Terá a concentração certa? Saberá o suficiente para entrar? Dúvidas frequentes, comuns a todas as famílias, pertinentes e que demonstram atenção e preocupação com o sucesso da criança, do seu desenvolvimento, aprendizagem e felicidade.
Esta semana irei partilhar três grupos de competências às quais deverão estar atentos, refletir sobre e focar-se em estimular ou continuar a consolidar!
Hoje lanço as competências que agrupo em PSICOMOTORAS! Acreditem são muito determinantes e com um impacto tão grande como se escreve o nome ou conhece os números (que tantas vezes acreditam que são as principais, e não são..)!
Competências Psicomotoras:
1. Postura e Equilíbrio: estas duas competências são as que permitem à criança estar bem sentada, conseguir escrever em linha recta respeitando o espaço entre as linhas, movimentar os olhos adequadamente enquanto escrevem ou durante a leitura e não perder informação enquanto olham do quadro para as suas fichas ou cadernos.
2. Orientação espácial e temporal: a primeira diz respeito à noção de cima/baixo, trás-frente, próximo/distante, noções espaciais que se interligam com a lateralidade e que se reflete na caligrafia e matemática, por exemplo; a segunda influencia claramente a noção das frequências e duração de sons, ao próprio ritmo de leitura e esrita.
3. Noção de corpo: o esquema corporal, o conhecimento inteletual do nosso corpo que nos permite tocar com olhos fechados nas partes do corpo, por exemplo, é determinante para coordenar as partes do corpo e saber exatamente que parte do corpo utilizar para maior rendimento.
4. Motricidade fina: a capacidade de realizar movimentos de precisão com destreza e controlo como usar a tesoura, segurar o lápis, influencia desde a escrita à matemática.