No fundo, não são precisos estudos científicos para provar a importância da relação e da comunicação entre pais e filhos… a meu ver é tão claro como o céu ser azul! Mesmo assim, se há dúvidas, pensem no seguinte: de que forma a relação com os vossos pais, influenciou a pessoa que são e o caminho que tiveram até aqui?
Seja da melhor ou da pior forma, esta relação tem um peso na vida de cada um de nós, na pessoa que somos, naquilo que queremos, na forma como nos relacionamos com os outros e na forma como sonhamos.
Puzzle da Relação Pais-Filhos
Desde a forma como falam, às explicações que partilham sobre o mundo, aos raspanetes, aos momentos de macacada, aos carinhos ou à falta de mimos, à forma como olham até à segurança e aos cuidados que dão, às presenças ou ausências no dia-a-dia, os pais têm em mãos as peças chave do puzzle que se deve construir com tempo, olhos abertos e muita dedicação: o puzzle da personalidade, da história e do caminho dos seus filhos.
E querem saber a melhor? Este puzzle é especial. É um puzzle-espelho em que nele só se vê o reflexo de quem o está a construir, em que se for construído sem amor e dedicação facilmente se desmonta mas, caso contrário, se for construído com amor, cumplicidade, proximidade, dedicação, confiança mútua e comunicação com o seu filho será de certo um puzzle coeso para o resto da vida!
5 Dicas para uma melhor comunicação entre pais e filhos!
Para vos ajudar neste puzzle tão especial, ficam aqui algumas dicas para uma melhor comunicação entre pais e filhos, para que os mais pequeninos saibam sempre que nunca estarão sozinhos no seu crescimento e na sua caminhada:
Dica 1
Elogiar a criança com entusiasmo explicando-lhe o que fez para receber o elogio. Não diga simplesmente “uau, que bom menino foste” explique porque foi um bom menino!
Dica 2
Em vez de recorrer ao castigo sem falar sobre o que aconteceu é importante falar sobre as traquinices e as suas consequências, ajudar a criança a refletir sobre as suas ações de uma forma produtiva, ajudando-a a desenvolver a sua empatia;
Dica 3
Ter todos os dias um momento em família em que estejam de corpo e alma presente: um jogo, uma atividade, um passeio, outros;
Dica 4
Dialogar sobre qualquer assunto sempre de forma calma, descontraída, assertiva e adequada à idade da criança;
Dica 5
Lembrar que os pequeninos não nascem ensinados e que precisam dos adultos para aprender a conhecer o mundo, adequar os seus comportamentos, identificar e gerir aquilo que sentem.
Gostaram das dicas para uma melhor comunicação entre pais e filhos??
Bom puzzle para a vossa família =)